Oferendas x Natureza

ATENÇÃO!!!
Quando olhamos ao nosso redor podemos observar o quanto a natureza está sufocada, sufocada pela poluição sonora, atmosférica e ambiental, quanto lixo em local inadequado e o que fazemos para melhorar isso?
Bom, creio que como adeptos de uma religião que tem seus princípios e bases alicerçadas nas energias e vibrações da natureza necessitamos fazer a nossa parte, não desperdiçar, reciclar, reaproveitar e preservar são atitudes plenamente necessárias, tente praticá-las diariamente.
E como fazemos com nossas oferendas onde muitas vezes vemos pessoas levarem até a embalagem plástica da vela pra descarregar na mata, meus irmãos e amigos, as matas, cachoeiras, caminhos, calungas estão saturadas, creio ter chegado a hora de nos movimentarmos e aderirmos ao bom senso se quisermos que nossa religião sobreviva por muitos séculos, pois, se continuarmos desta maneira pode ser que dure apenas algumas décadas, trágico? Nenhum pouco ao ver o crescimento desordenado e inconseqüente da população e de nossos adeptos.
Em nossas oferendas utilizamos alguidar, copo, coisas plásticas ou de isopor que muitas vezes não são necessárias e ainda por cima incorretas.
Várias atitudes de grande valia para a natureza podem ajudar, substitua todos os pratos e alguidares por folhas, ai você me diz: “mas como vou montar o prato?” é simples pegue o seu alguidar, prato ou gamela forre com folhas pode ser uma folha do Orixá ou a folha de mamona coloque a comida, oferte a ele em seu terreiro, deixe arriada lá para você receber a energia da oferenda, depois vá até a mata leve tudo, retire o prato e deixe apenas a folha com a comida.
Quanto ao copo pode ser feito de bambu cortado ao meio, casca de coco, eu prefiro usar frutas retiro a polpa da maçã, do melão, da laranja e uso suas cascas como copos, o maracujá se retirada a polpa e a pele interna dele é um excelente copo.
Nada de colocar bijuterias, ao invés disso dê uma jóia pro seu Orixá e se ele consentir use como proteção.
Jamais deixe garrafas, depois de colocar no copo o restante pode ser derramado na terra, retire frascos de perfume derramando o líquido sobre as flores e perfumando o ambiente, evite esmaltes, batons, mas, se alguém levar retire as embalagens, vire o esmalte na folha. Não coloque toalhas de tecido faça toalhas de folhas verdes ou mesmo de flores. Não estrangule árvores amarrando fitas ou outros objetos, assim você preservará as árvores.
Esteja consciente de que a natureza pede socorro nos devolvendo toda agreção sofrida.
Se você ama os Orixás, deve amar a natureza e preservá-la, para preservar sua própria identidade.

MEU SARAVÁ A TODOS!!!